Informações sobre finanças.
O IUC (Imposto Único de Circulação) é um imposto que todos os proprietários de veículos motorizados devem pagar anualmente. O valor do IUC a pagar é definido pelas Finanças e têm em conta diversos fatores, como o ano do veículo, a sua cilindrada, o seu combustível e as emissões de CO2.
Por vezes, por esquecimento ou por outro motivo, pode querer confirmar se tem pagamentos em atraso, mas sabe como fazê-lo? O atraso no pagamento do imposto automóvel gera multas que podem atingir valores elevados.
Veja como saber se tem pagamento em atraso.
Verificar se tem pagamentos em atraso é muito simples e pode ser feito de duas formas distintas:
Esta é a forma mais simples e cómoda de verificar se tem pagamentos do Imposto Automóvel por liquidar. Necessitando apenas de um computador com ligação à internet pode confirmar os pagamentos efetuados sem ter que se deslocar. Para tal, necessita de ter consigo o seu número de contribuinte e a respetiva senha de acesso ao portal das finanças.
Siga os seguintes passos:
Aqui terá acesso aos seus veículos e aos valores a pagar e já pagos do ano corrente. Se tiver dúvidas relativamente aos anos anteriores, basta escolher Anos Anteriores em vez de Ano Corrente. Aqui terá que introduzir a matricula para a qual deseja consultar o estado.
Caso ainda seja possível efetuar o pagamento através de uma referência multibanco terá disponível a opção emitir, se tal já não for possível, terá que se dirigir a uma repartição de finanças a fim de regularizar a situação.
Verificar se tem pagamentos do IUC em atraso através da repartição de Finanças também é bastante simples. Basta dirigir-se à secção de Tesouraria e indicar a matrícula para a qual pretende confirmar o estado do pagamento. Em caso de atraso, pode efetuar a liquidação do imposto automóvel e da multa (caso exista), diretamente na Tesouraria. Apesar de não ser tão cómodo, uma visita às Finanças pode ser indicado para quem ainda não tem a sua senha do Portal das Finanças e não pretende aguardar que esta chegue à sua residência.
É muito comum um indivíduo vender um automóvel e anos depois descobrir que tem os pagamentos do IUC em atraso. Quando preenche uma declaração de compra e venda nem sempre o comprador faz a devida alteração nas Finanças. Esta situação, além de incómoda em muitos aspetos, faz com que seja o vendedor o responsável por pagar o IUC.
Sempre que vende um veículo deve consultar as Finanças para confirmar que esse veículo já não se encontra no seu nome. Na altura do pagamento do IUC deve também verificar o Portal das Finanças, apenas para se assegurar que a transmissão de propriedade foi bem efetuada e que já não é responsável pelo pagamento do IUC.