Finanças.pt

Informações sobre finanças.

Como saber se temos pagamentos do IUC em atraso?

O IUC (Imposto Único de Circulação) é um imposto que todos os proprietários de veículos motorizados devem pagar anualmente. O valor do IUC a pagar é definido pelas Finanças e têm em conta diversos fatores, como o ano do veículo, a sua cilindrada, o seu combustível e as emissões de CO2.

Por vezes, por esquecimento ou por outro motivo, pode querer confirmar se tem pagamentos em atraso, mas sabe como fazê-lo? O atraso no pagamento do imposto automóvel gera multas que podem atingir valores elevados.

Veja como saber se tem pagamento em atraso.

Onde verificar os pagamentos do IUC

Verificar se tem pagamentos em atraso é muito simples e pode ser feito de duas formas distintas:

Através do Portal das Finanças

Esta é a forma mais simples e cómoda de verificar se tem pagamentos do Imposto Automóvel por liquidar. Necessitando apenas de um computador com ligação à internet pode confirmar os pagamentos efetuados sem ter que se deslocar. Para tal, necessita de ter consigo o seu número de contribuinte e a respetiva senha de acesso ao portal das finanças.

Siga os seguintes passos:

  1. Entre no portal das finanças - Utilize o seu número de contribuinte e a senha
  2. Clique em Cidadãos
  3. Clique em Pagar
  4. Escolha Imposto Único de Circulação - Ano Corrente

Aqui terá acesso aos seus veículos e aos valores a pagar e já pagos do ano corrente. Se tiver dúvidas relativamente aos anos anteriores, basta escolher Anos Anteriores em vez de Ano Corrente. Aqui terá que introduzir a matricula para a qual deseja consultar o estado.

Caso ainda seja possível efetuar o pagamento através de uma referência multibanco terá disponível a opção emitir, se tal já não for possível, terá que se dirigir a uma repartição de finanças a fim de regularizar a situação.

Através de uma repartição de Finanças

Verificar se tem pagamentos do IUC em atraso através da repartição de Finanças também é bastante simples. Basta dirigir-se à secção de Tesouraria e indicar a matrícula para a qual pretende confirmar o estado do pagamento. Em caso de atraso, pode efetuar a liquidação do imposto automóvel e da multa (caso exista), diretamente na Tesouraria. Apesar de não ser tão cómodo, uma visita às Finanças pode ser indicado para quem ainda não tem a sua senha do Portal das Finanças e não pretende aguardar que esta chegue à sua residência.

Vendas de veículos - Confirmar sempre o IUC

É muito comum um indivíduo vender um automóvel e anos depois descobrir que tem os pagamentos do IUC em atraso. Quando preenche uma declaração de compra e venda nem sempre o comprador faz a devida alteração nas Finanças. Esta situação, além de incómoda em muitos aspetos, faz com que seja o vendedor o responsável por pagar o IUC.

Sempre que vende um veículo deve consultar as Finanças para confirmar que esse veículo já não se encontra no seu nome. Na altura do pagamento do IUC deve também verificar o Portal das Finanças, apenas para se assegurar que a transmissão de propriedade foi bem efetuada e que já não é responsável pelo pagamento do IUC.