Finanças.pt

Informações sobre finanças.

Como pedir a senha para o Portal das Finanças

Para poder utilizar o portal das finanças necessita de solicitar uma senha que será pessoal e intransmissível. Esta senha permite-lhe entrar no portal das finanças e realizar uma série de operações, como entregar o IRS e efetuar o pagamento de obrigações fiscais, como IUC e IMI.

Veja como pedir a senha para o portal das finanças.

Pedir a senha no portal das finanças

Este é um procedimento relativamente simples e que apenas terá de efetuar uma vez.

  1. Entrar no portal das finanças - https://www.portaldasfinancas.gov.pt
  2. Clicar em “Novo Utilizador” - Botão localizado no lado direito da página.
  3. Preencher os campos indicados
  4. Clicar em “pedir senha”
  5. Aguardar que a sua senha lhe seja enviada por carta

A sua senha será enviada para a sua morada fiscal, portanto verifique antecipadamente se a sua morada fiscal se encontra atualizada. Caso não esteja, terá que se dirigir a uma repartição de finanças e proceder à alteração da mesma.

Pedir a senha numa repartição de Finanças

Também poderá pedir a sua senha numa repartição de finanças, bastando dirigir-se à mesma com o seu cartão de cidadão ou cartão de contribuinte.

Tenha em atenção que a sua senha será sempre enviada para a sua morada fiscal, pois não é possível receber a senha de imediato.

Quanto tempo demora

A chegada da sua nova senha demorará cerca de 5 dias úteis, mas poderá demorar mais, principalmente na altura de entrega de IRS. Por este motivo, recomenda-se que efetue o seu pedido o quanto antes.

Renovar a sua senha

A senha do portal das finanças tem uma validade de 2 anos, sendo que findo este prazo terá obrigatoriamente de a renovar. Esta renovação é feita no portal das finanças e é imediata, podendo logo aceder ao portal. É o próprio portal que o alerta para a necessidade de renovar a senha, pedindo-lhe que escolha uma nova senha. Este alerta é dado quando tenta entrar no portal das finanças, portanto não é necessário estar atento ao prazo dos 2 anos.