Finanças.pt

Informações sobre finanças.

Portal das Finanças - Consultar dívidas fiscais

O portal das finanças é uma ferramenta que estabelece a ligação entre o contribuinte e as Finanças. É um portal extremamente útil que permite realizar um grande número de operações sem ter que se deslocar a uma repartição de finanças. Entre outras operações, o portal das finanças permite-lhe consultar as suas dívidas fiscais.

Porque deve consultar regularmente as dívidas fiscais

Sempre que existe uma dívida fiscal o contribuinte é devidamente informado, seja por carta ou por correio eletrónico. No entanto, basta que estas informações não estejam corretas para que o contribuinte não tome conhecimento da sua situação de incumprimento.

As dívidas fiscais estão sempre sujeitas a juros e a coimas que aumentam com o tempo, assim uma dívida pequena poderá tornar-se muito maior se o contribuinte não a regularizar rapidamente. Ao consultar regularmente as suas dívidas fiscais no portal das finanças, poderá evitar acumular valores superiores.

Como consultar as dívidas fiscais no portal das finanças

Consultar as suas dívidas fiscais no portal das finanças é um processo muito rápido e simples. Basta entrar no portal das finanças com o seu número de contribuinte e respetiva senha, clicar em “Consultar” e depois selecionar “Dividas Fiscais”. Será apresentado a uma nova página que lhe irá indicar as suas dívidas fiscais. Caso não tenha nenhuma, essa informação também será apresentada.

Como pagar as suas dívidas fiscais no portal das finanças

Além de consultar, o portal das finanças, também lhe permite pagar de imediato as suas dívidas fiscais. Se pretender pagar na totalidade, basta clicar em “Pagamento Integral” e receberá uma nota de pagamento que contém a referência e o montante, bastando depois pagar no multibanco, serviço de homebanking ou repartição de finanças.

Também pode pagar apenas uma parte da dívida, devendo então clicar em “Pagamento Parcial/Por Conta”. Será informado do valor mínimo e poderá escolher quando deseja pagar, desde que seja superior ao mínimo.