Informações sobre finanças.
O portal das finanças é uma ferramenta que estabelece a ligação entre o contribuinte e as Finanças. É um portal extremamente útil que permite realizar um grande número de operações sem ter que se deslocar a uma repartição de finanças. Entre outras operações, o portal das finanças permite-lhe consultar as suas dívidas fiscais.
Sempre que existe uma dívida fiscal o contribuinte é devidamente informado, seja por carta ou por correio eletrónico. No entanto, basta que estas informações não estejam corretas para que o contribuinte não tome conhecimento da sua situação de incumprimento.
As dívidas fiscais estão sempre sujeitas a juros e a coimas que aumentam com o tempo, assim uma dívida pequena poderá tornar-se muito maior se o contribuinte não a regularizar rapidamente. Ao consultar regularmente as suas dívidas fiscais no portal das finanças, poderá evitar acumular valores superiores.
Consultar as suas dívidas fiscais no portal das finanças é um processo muito rápido e simples. Basta entrar no portal das finanças com o seu número de contribuinte e respetiva senha, clicar em “Consultar” e depois selecionar “Dividas Fiscais”. Será apresentado a uma nova página que lhe irá indicar as suas dívidas fiscais. Caso não tenha nenhuma, essa informação também será apresentada.
Além de consultar, o portal das finanças, também lhe permite pagar de imediato as suas dívidas fiscais. Se pretender pagar na totalidade, basta clicar em “Pagamento Integral” e receberá uma nota de pagamento que contém a referência e o montante, bastando depois pagar no multibanco, serviço de homebanking ou repartição de finanças.
Também pode pagar apenas uma parte da dívida, devendo então clicar em “Pagamento Parcial/Por Conta”. Será informado do valor mínimo e poderá escolher quando deseja pagar, desde que seja superior ao mínimo.