Finanças.pt

Informações sobre finanças.

Finanças - Vantagens em pedir fatura

Desde o início de 2013 que as Finanças obriga à emissão de fatura em todas as vendas, ainda que esta não seja solicitada pelo consumidor.

Além das vantagens para o orçamento do país pedir fatura também tem vantagens específicas para o consumidor. Fique a saber porque deve pedir fatura.

Vantagens para o país - Recomendação das Finanças

Pedir fatura sempre foi uma recomendação das Finanças, no entanto, a partir de janeiro de 2013 a sua emissão passou a ser obrigatória.

Como transmitido pelo diretor-geral das Finanças (Autoridade Tributária e Aduaneira), José Azevedo Pereira, pedir fatura ajuda a aumentar as receitas fiscais e a diminuir o défice orçamental, para que seja possível reduzir a carga fiscal para os portugueses.

Não pedir fatura faz com que a evasão fiscal aumente o que por sua vez se traduz no aumento de carga fiscal para os consumidores.

Pedir fatura não tem qualquer custo, bastando para isso solicitar ao comerciante a emissão da mesma. Se pedir que o seu contribuinte seja colocado, poderá ainda ter vantagens adicionais.

Vantagens para o próprio consumidor

Pedir fatura não traz apenas benefícios para o país no seu geral, também pode beneficiar os consumidores. Ao beneficiar o país, o consumidor está igualmente a ser beneficiado, mas existem vantagens a nível individual que visam convencer todos os portugueses a pedir sempre fatura.