Finanças.pt

Informações sobre finanças.

Como pagar o imposto automóvel

O imposto automóvel (IUC - Imposto Único de Circulação) é um imposto devido anualmente por todos os proprietários de veículos.

O valor deste imposto varia consoante o ano, a cilindrada e as emissões do veículo em causa e deve ser pago até ao final do mês da matrícula, mas poderá pagar no mês anterior. Se tiver um carro de 15 de abril, poderá começar a pagar em março, mas terá até ao final do mês de abril para efetuar o pagamento. Em caso de atrasos, estará sujeito a coimas.

Onde pagar o imposto automóvel

O imposto automóvel é devido às Finanças, portanto poderá efetuar o pagamento de duas formas distintas:

Online, no Portal das Finanças

É a forma mais prática de efetuar o pagamento. Basta entrar no Portal das Finanças com a sua senha e clicar nos seguintes menus: Serviços / Pagar / Imposto Único de Circulação.

Será apresentado a um outro menu onde deverá selecionar o tipo de veículo para o qual pretende pagar o imposto automóvel. Terá depois os seus veículos listados e deverá selecionar aquele que tem o imposto automóvel a pagamento. Após este passo, basta clicar em “emitir para pagamento” e terá acesso a um documento com as referências e o valor. Pode guardar ou imprimir este documento.

Só terá que efetuar o pagamento num multibanco ou no serviço de banco online, selecionar a opção de Pagamentos ao Estado e colocar a referência e o valor.

Repartições de Finanças

Também é possível efetuar o pagamento do imposto automóvel numa repartição de Finanças, bastando para isso dirigir-se a uma Tesouraria das Finanças.

Aqui apenas terá que indicar a matrícula do veículo e efetuar o pagamento. Caso incorra nalguma coima por atraso no pagamento, a melhor forma de efetuar esse pagamento é também nas repartições de finanças, pois terá acesso a todos os valores em atraso.