Finanças.pt

Informações sobre finanças.

Como entregar o IRS

Entregar o IRS é obrigatório para qualquer pessoa que tenha auferido rendimentos, seja através de ordenados, pensões, etc., e existem duas formas de o fazer, ou em papel ou através da internet.

Declarar o IRS é obrigatório por lei e quem não o fizer anualmente será sujeito a aplicação de coimas. Veja como pode entregar o IRS.

Entregar o IRS em Papel

Entregar o IRS em papel é a forma mais antiga, mas também a menos cómoda de declarar os seus rendimentos. Além do seu preenchimento ser mais demorado, também irá receber o valor (se for caso disso) depois das pessoas que fazem a entrega pela internet, pois estas têm prioridade.

No entanto, continua a ser uma boa opção para quem não tem acesso à internet ou para pessoas com que não estão familiarizadas com as novas tecnologias.

Entregar o IRS em papel pode ser feito de duas formas:

Deslocando-se a um serviço de Finanças

Aqui terá que adquirir os impressos na Tesouraria, efetuar o seu preenchimento e só depois dirigir-se aos serviços de atendimento para proceder à sua entrega.

Enviando por Correio

Também é possível enviar a declaração de IRS por correio, sendo que aqui também irá necessitar de juntar fotocópias dos documentos identificativos. Poderá enviar para a direção de Finanças da sua área de domicílio fiscal. Recomendamos que envie com registo e aviso de receção para poder comprovar o seu envio. Deverá também ficar com cópias dos documentos enviados.

Que documentos apresentar para entregar o IRS

Para a entrega em papel, irá necessitar dos seguintes elementos:

Caso opte pelo envio por C.T.T., terá que juntar cópias destes documentos.

Entregar o IRS pela Internet

Proceder à entrega da declaração de IRS por internet é um método fácil e rápido. O seu preenchimento é idêntico ao preenchimento por papel tornando-se ainda mais rápido, pois determinados campos vêm já preenchidos. Além da facilidade de entrega, ainda irá receber o valor de IRS (se tiver direito) mais cedo do que os contribuintes que fazem a entrega em papel.

Entregar o IRS pela internet evita as filas das repartições de finanças e também os gastos que teria com os impressos.

A entrega é feita através do Portal das Finanças https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action e basta seguir os seguintes passos, clicando em:

  1. Serviços Online
  2. Contribuintes
  3. Entrega
  4. IRS
  5. Preencher a declaração. Antes de a submeter deverá clicar em validar para que verifique se a sua declaração está corretamente preenchida. Depois, poderá clicar em “Submeter”.

Pedir a um contabilista para entregar o IRS

Também é possível solicitar a um contabilista que efetue a entrega do IRS por si, bastando para isso dirigir-se a um gabinete de contabilidade.

Este serviço tem um custo que é definido pelo gabinete de contabilidade.

Neste caso, deverá levar consigo, além dos documentos de identificação, a sua declaração de rendimentos, bem como outros documentos cujos valores possam ser abatidos no IRS, como despesas médicas, valores de empréstimos à habitação, seguros, etc.