Finanças.pt

Informações sobre finanças.

Leilões de bens penhorados - Como consultar?

As Finanças penhoram bens dos devedores como forma de pagamento das suas dívidas, e se esta situação é negativa para o devedor, permite aos potenciais compradores efetuarem bons negócios. Nestes leilões de bens penhorados poderá encontrar bens como imóveis ou automóveis muitas vezes por valores muito abaixo do seu valor comercial.

Veja como consultar os leilões de bens penhorados.

Venda de Bens Penhorados Online

Para aceder aos leilões online, deve entrar no Portal das Finanças e depois clicar em “Venda de Bens Penhorados” que se encontra do lado esquerdo e a meio do ecrã. Será então redirecionado para a página dos leilões. Deverá clicar em “Pesquisa de Anúncios”. Aqui poderá escolher o tipo de bem que pretende procurar e o distrito que lhe convém. Deve escolher um distrito perto da sua área de residência para que lhe seja conveniente verificar o bem antes de efetuar a sua licitação.

Quando escolher o tipo de bem e o distrito, será levado para uma lista dos leilões em curso.

O que se pode encontrar nos leilões das Finanças

Nestes leilões poderá encontrar praticamente de tudo. Quando os contribuintes contraem dívidas que não podem pagar as Finanças selecionam os bens que irão penhorar e apesar de terem preferência por bens de maior valor, como imóveis e veículos, também penhoram bens menores, desde frigoríficos a mesas de cozinha. Aqui poderá encontrar um fogão ou um frigorífico com um preço base de apenas 2€.

Ao pesquisar anúncios, deve selecionar o tipo de bem que pretende procurar, sendo que as opções disponíveis são: Móveis; Veículos; Imóveis; Móveis e Imóveis; Partes Sociais em Sociedades; Estabelecimentos Comerciais; Outros Valores e Rendimentos.

Como analisar a informação dos leilões de bens penhorados

Quando estiver a verificar a lista de bens e se deparar com um que lhe interesse, basta clicar em “+ info”, hiperligação que se encontra por cima da foto.

Nesta página terá informações sobre o bem e por vezes uma foto do bem. Aqui estará incluída uma breve descrição do bem, o seu custo base e o seu estado de conservação.

É também aqui que encontrará os contactos do fiel depositário que deverá utilizar para agendar uma visita antes de licitar o bem. É importante saber em que estado de conservação se encontra o bem que pretende adquirir, pois não poderá cancelar uma oferta apenas porque não sabia como o bem se encontrava.

Cuidados a ter ao licitar

Quando faz uma licitação num leilão deve ter real intenção de compra. Caso seja o vencedor do leilão, ou seja, se apresentar o valor mais alto, ficará obrigado a adquirir esse mesmo bem.

Nos leilões das Finanças, terá que pagar 1/3 do valor total no dia de fecho do leilão e o restante num prazo de quinze dias. Caso o valor seja superior a 51 mil euros, poderá requerer a extensão de pagamento dos 15 dias para os 180.

Deve sempre visitar o bem para verificar as suas condições, pois se o bem não se encontrar nas condições que julgava terá que o adquirir de qualquer das formas.

Deverá ainda ler atentamente o texto descritivo e ver esclarecidas as suas dúvidas antes de licitar. Nos imóveis é muito comum ver a expressão “Venda de 1/3 do prédio”, significando que apenas uma parte do prédio é sua, o que se torna bastante restritivo.